Artigo

Terminologia e léxico


Enquanto esta é de nenhum modo uma listagem exaustiva, este artigo provê uma lista da terminologia que é comumente usada na comunidade otherkin, bem como as definições de tais termos.

(Otherkin)
- Pessoas que se identificam, tanto parcialmente quanto completamente, como um ou mais seres, entidades ou conceitos não-humanos, dum modo psicológico ou espiritual.

Trans-espécies (Transspecies) - O termo "trans-especies" tem sido usado para descrever indivíduis os quais se identificam como otherkins ou teriantropos. Este termo é considerado ofensivo para alguns participantes das comunidade LGBTQ+, e, por isso, não é recomendável para uso.

Teriantropo/Teriantropia (Therianthrope/Therianthropy)- Um teriantropo é a pessoa que é, sente, ou acredita que ele(a) é, em parte ou num todo, (não fisicamente) um ou mais, vivos ou que já um dia viveram, animais não-humanos integralmente num nível pessoal.

Cladoteriantropia (Cladotherianthropy) - Um cladoteriantropo não possui um teriotipo específico. Eles identificam-se como uma família ou grupo de animais ao invés de uma espécie em particular. Um exemplo disso seria algúem que se idenifica como “canídeo” ao invés de “lobo”.

Conteriantropia (Contherianthropy) - Um conteriantropo é um teriantropo que não vivencia trocas, mas sempre está num contante estado trocado. A intensidade das trocas pode variar.

Teriantropia vacilante (Vacillant Therianthropy) - Um teriantropo vacilante é o teriantropo que não experimenta de trocas, mas seu teriotipo é completamente integrado com sua personalidade base. Informalmente, os termos em inglês "suntherian" e "syntherian" são utilizados como sinônimos.

Polyterantropo/Polywere (Polytherian/Polywere) - Um polywere (lobisomem: werewolf; homem-tigre: werecat) é um indivíduo com múltiplos teriotipos.

Polimorfo (Polymorph) - Um polimorfo é um ser de energia se forma definida. Ao invés disso, um polimorfo pode tomar múltiplas formas. Este termo também é utilizado para se referir ao indivíduo com múltiplos kintypes.

Teriomítico (Theriomythic) - Este termo refere-se a alguém que se identifica como um animal de um mito. Exemplo: Grifos, centauros e hipogrifos.

(Other-Hearted) - Alguém que é other-hearted se identifica COM um ou mais seres não humanos, ao invés de COMO.

(Animal-Hearted) - Alguém que é other-hearted se identifica COM um ou mais animais não humanos, ao invés de COMO.

Multiplicidade (Multiplicity) - Multiplicidade é o estado no qual uma pessoa compartilha seu corpo com outro ser/alma/espírito/"colega de cabeça"(headmate) etc.

(Fictionkin) - O termo fictionkin refere-se ao indivíduo cujo kintype é um personagem ou ser duma obra de ficção.

(Factkin) - O termo Factkin refere-se ao indivídui cujo kintype é um ser nomeado específico (comumente, uma pessoa) que está vivo ou já esteve. Por exemplo, um factkin pode escolher se identificar como o Presidente Lula ou como Napoleão. Este é o tipo de identificação que é amplamente considerada inválida pela maioria das comunidades otherkin.

(Wishkin) - O termo Wishkin (desejo+kin) refere-se ao indivíduo que deseja que fosse otherkin, ou que finge ser um. Este termo é primariamente utilizado no Tumblr.

(Copingkin) - O termo copingkin (coping+kin, onde "cope" significa "lidar com algo" no sentido de aceitar este algo) refere-se ao indivíduo que que se identifica como otherkin apenas para o único propósito de lidar com uma doença mental diagnosticada.

(Conceptkin) - O termo conceptkin ("concept" pode ser traduzido como "conceito") refere-se ao indivíduo que se identifica como um conceito, ao invés de um ser. Por exemplo, alguém que se identifica como uma tempestade. Há muito debate na comunidade se este é uma identificação válida.

(Tumblrkin) - Tumblrkin é o termo usado para fazer referência às pessoas que se identificam como otherkin, mas se baseiam em informações obtidas apenas a partir do Tumblr.

Floco de neve especial (Special Snowflake) - O termo "special snowflake" refere-se a alguém que está saindo de seus padrões para ser visto como único, diferente, não-conformista, ou original. Na comunidade otherkin, também é utilizado para pessoas que colecionam kintypes, ou quem alegam ser seres super-poderosos ou ultra-raros.

(Kintype) - O termo "kintype" refere-se ao tipo de ser um certo otherkin se identifica como. Por exemplo, "Eu sou otherkin e me identifico como um robô. Meu kintype é um robô."

Teriotipo (Theriotype) - O termo "theriotype" (teriotipo) refere-se à espécie um teriantropo se identifica como. Por exempo, "Shiro é um teriantropo e identifica como lobo e raposa. Seus teriotipos são lobo e raposa."

(Fictotype) - De modo similar a "kintype", o termo "fictotype" refere-se ao tipo de ser em específico um fictionkin se identifica como. Este termo é especificamente utilizado por fictionkin que se identificam como outros seres humanos, pois o termo "kintype" não se aplica a eles; para ser otherkin, é nessessário que seja uma identidade não-humana.

(Factotype) - De modo similar a "kintype", o termo "factotype" refere-se à pessoa em específico um factkin se identifica como. Este termo é especificamente utilizado por factkin que se identificam como outros seres humanos, pois o termo "kintype" não se aplica a eles; para ser otherkin, é nessessário que seja uma identidade não-humana.

Despertar (Awakening) - O termo “despertar” refere-se ao processo de auto-descoberta onde você se descobre otherkin e/ou theriantropo e ao processo de descoberta de kintypes e teriotipos. Embora seja uma experiência extremamente comum, nem todos os otherkin passam por este processo.

Troca (Shifting) - O termo "troca" é primariamente usado em referência à teriantropia (mas também se aplica a otherkin) e descreve quando um indivíduo 'torna-se' moas como seu(s) teriotipos/kintypes numa maneira não física.

Troca de mentalidade ((M)ental Shift) - Uma troca na qual o indivíduo passa a ter a mentalidade de seu(s) teriotipo(s) e/ou kintype(s).

Troca de sonhos ((D)ream Shift) - Uma troca na qual o indivíduo é o seu teriotipo ou kintype enquanto sonhando.

Troca fantasma ((Ph)antom Shift) - Uma troca na qual o indivíduo sente uma sensação de “membro fantasma” . Por exemplo, alguém que vivencia este tipo de trocas pode vir a sentir orelhas, um rabo, ou até patas no lugar das mãos.

Troca "participação especial" ((C)ameo Shift) - Uma troca para um ser o qual não é o teriotipo ou kintype do indivíduo.

Troca espiritual ((S)pirtual Shift) - Este é um termo meio vago que descreve qualquer tipo de troca com conotação espiritual. Faz referência na maior parte das vezes quando a aura, o corpo astral ou o eu-espiritual tomam a forma de seus teriotipos ou kintypes.

Troca sensorial ((Se)nsory Shift) - Uma troca na qual o indivíduo vivencia um estado de elevado ou reduzido consciência sensorial, frequentemente de acordo com o teriotipo ou kintype; por exemplo, lobos tendem a dizer que tiveram o senso de odor melhorado, etc. Este tipo de troca confia na percepção da informação, já que não é possível possuir olfato, visão ou audição além do que é humanamente possível.

Troca de aura ((A)ura Shift) - Uma troca na qual a aura do indivíduo toma a forma de seu teriotipo ou kintype.

Troca de bilocalização ((Bi)location Shift) - Uma troca na qual o teriotipo ou kintype do indivíduo deixa o corpo “humano” e se materializa em algum outro lugar; é bastante similar a uma “experiência extra-corpórea”, mas ao invés do “corpo espiritual” ser humano, ele é o corpo do teriotipo ou kintype do indivíduo.

Troca astral ((As)tral Shift) - Uma troca que toma espaço no plano astral. É comumente usado para designar uma troca que acontece durante uma projeção astral.

Troca berserker ((Be)serker Shift) - Uma troca na qual a pessoa perde controle de si e começa a agir mais como seu teriotipo ou kintyoe que como humano. Esta troca pode ser uma troca mental extrama, ou qualquer combinação de trocas com a manifestação duma doença mental. É de consenso da comunidade que estes tipos de trocas são extremamente doentios.

Troca física ((P)hysical Shift) - Quanto alguém se torna fisicamente seu teriotipo ou kintype. É cientificamente impossível.

Focinho-cinza (Greymuzzle) - O termo "greymuzzle" é o termo utilizado quase que exclusivamente nas comunidades teriantropa, otherkin e peluda (furry) para se dirigir às pessoas que estão na comunidade já há vários anos. "Greymuzzle"s geralmente são pessoas mais velhas (acima dos 30 anos de idade) com significante história na comunidade.

Uivo (Howl) - Um Uivo é uma reunião ou encontro de teriantropos e/ou otherkin.



Autor
Tradutor